Cuidados com a pele

Para manter a pele macia, bonita, saudável e com elasticidade é importante tomar alguns cuidados: limpar, tonificar, utilizar hidratantes, ingerir líquidos e alimentos saudáveis, além de proteger diariamente contra os raios solares.
Depois de se identificar com algum desses tipos de pele, o segredo para manter qualquer tipo de pele é fazer uma alimentação balanceada, comendo nutrientes, minerais e fibras, fazer exercícios físicos diários e beber muita água.

Tipos de Pele

Cada tipo de pele pede cuidados diferenciados. Para aprender qual o seu tipo de pele e quais os cuidados necessários, conheça os tipos específicos de pele:

 Pele Seca

 A pele seca é pouco comum em climas tropicais. É uma pele com característica seca, opaca, fina e sensível. Além disso, tem a aparência de pele áspera, sem brilho e com pouca elasticidade.
Na hora da limpeza, jamais use sabonetes comuns, pois vai ressecar ainda mais a pele. Utilize sabonetes hidratantes com óleos, específicos para pele seca.
Na hora de tonificar, use tônicos para pele seca, não use loções a base de álcool ou adstringente.
Para hidratar, use e abuse de hidratantes na forma de cremes, pois o creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células.
Não se esqueça do protetor solar diariamente para ajudar do desaceleramento do aparecimento das rugas, já que a pele seca tem mais tendência.


 Pele Normal 

A pele normal tem textura suave, delicada e saudável. Ela apresenta um tônus adequado quanto à elasticidade e a gordura natural é produzida na quantidade certa.A pele normal é o tipo de pele que todos gostaríamos de ter, pois significa que a pele está funcionando equilibradamente. Contudo, devido à sua predisposição a tornar-se seca, convém evitar produtos que favoreçam ou desencadeiem ressecamento.

Pele Mista 

 A pele mista possui oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo). Nesta região, os poros apresentam uma dilatação maior. No restante do rosto, a pele apresenta características de desidratação, ou seja, é seca.Por ser o tipo mais comum de pele, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla ação: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

Pele Oleosa

 A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal. Apresenta uma característica mais espessa, brilhante e úmida.A pele oleosa precisa ser limpa pelo menos 2 vezes ao dia. Lave com água fria ou morna com sabonetes específicos para pele oleosa. O excesso de óleo na superfície da pele atrai muita sujeira e poeira do meio ambiente — por isso os poros normalmente têm uma cor mais escura.  

Pele  Sensível       

  A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é fina frágil e delicada. Tem pouca oleosidade e, por isso, adquire aparência áspera e com tendência à formação de rugas.

Na hora da limpeza, utilizar apenas sabonetes específicos para peles sensíveis — jamais usar sabonetes comuns. Na hora de secar a pele, passe a toalha com delicadeza, sem esfregar.
Evite usar muito esfoliante, pois pode agredir a pele. Quando usar o esfoliante, lembre-se de não esfregar com força.

  


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário